Varjota: Tubulação da adutora já está sendo colocada em direção à Nova Russas e Crateús.


Nos últimos dias, nesta segunda quinzena de julho (2014), a reportagem do site Roberto Lira Notícias esteve no percurso entre a sede do município de Varjota e o distrito varjotense de Croatá dos Martins, na rodovia CE que liga Varjota a Ipu, Ipueiras, Nova Russas e outros. 
Às margens da estrada, já está sendo montada a tubulação da adutora que está sendo construída pelo Governo do Estado, para levar água do açude Paulo Sarasate (Araras) para as cidades de Nova Russas e Crateús. 
Os canos estão sendo colocados e devem permanecer às margens da CE, em cima do chão, sendo enterrados apenas onde em locais onde há estradas carroçáveis, ligando a rodovia a localidades. Enquanto isso, muitos varjotenses economizam água, pois estão muito preocupados com o risco de faltar água em Varjota, caso não haja um bom inverno no próximo ano.

Apesar da COGERH ter afirmado que a adutora não prejudica Varjota e as demais cidades abastecidas pelo açude Araras, a maioria não consegue entender como não prejudica, caso não venha um bom inverno, pois o açude atualmente já abastece 5 cidades e dois perímetros irrigados (o de Varjota e o do Baixo Acaraú) e ainda passe a ser retirada água para mais duas cidades.
A maioria dos varjotenses concordam que os municípios precisam ser socorridos com água, mas que o governo deveria ter usado outra forma para isso. Ou pelo menos ter feito uma reunião para explicar e assumir compromissos nesta área, com os municípios beneficiados com o Araras, que está com um volume de apenas 17,3% de sua capacidade.

Fonte: RobertoLiraNotícias