Nova Pesquisa Datafolha para governador no Ceará. "Hora da onça beber água"



O instituto Datafolha já está preparando uma nova pesquisa que já foi registrou no TSE, com o número 00025/2014, na última quinta-feira (25), conforme determina a legislação eleitoral.

A pesquisa será ampla e medirá a intenção de voto para os candidatos a Presidência da República, Senado Federal e Governo do Ceará.



A pesquisa será divulgada pelo jornal O Povo que contratou o Datafolha por um custo de R$ 110.148,00 e está prevista para ser divulgada nesta terça-feira, dia 30 de setembro.

O Datafolha ouvirá 1.296 eleitores, entre os dias 29 e 30 de setembro, em 52 municípios cearenses. A margem de erro máxima prevista para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

O questionário para ser feito aos eleitores contem 22 perguntas objetivas.

Pra ter acesso as perguntas da pesquisa, Clique Aqui


É chegada a "hora da onça beber água"

No cenário atual Camilo Santana (PT) vem em crescimento continuo e subiu 24 pontos desde o início das pesquisas em 20 de julho (de 14% pulou para 38%). Já o candidato Eunício Oliveira (PMDB) acumula 1 ponto negativo desde o inicio das pesquisas (de 44% caiu para 43%).

Os dois lados da moeda

A grande dúvida que será respondida com mais esta pesquisa é se Camilo ainda tem folego para continuar subindo, ainda mais com o reforço do governador Cid Gomes que se licenciou do cargo no Governo para trabalhar exclusivamente na campanha de Camilo, tal qual fez em 2012 quando se licenciou para trabalhar em prol de Roberto Cláudio que chegou a ser o quinto na pesquisa, mas acabou entrando na disputa do 2º turno, e, mesmo em desvantagem, virou o jogou e foi eleito prefeito de Fortaleza.

A outra dúvida é se Eunício terá condição de se recuperar nas pesquisas, pois, embora tenha avançado 2 pontos na última, ele estava estagnado em 41% e mesmo tendo indo para 43% ainda acumula um saldo negativo de 1 ponto.

Tudo pode acontecer

Essa disputa está tão equilibrada que podemos ter três possíveis resultados nas urnas no próximo domingo, dia 5 de outubro.

1. Eunício Oliveira ser eleito ainda em 1º turno.
2. Camilo conseguir se aproximar ou empatar com Eunício e ir ao 2º turno.
3. Camilo ser eleito ainda no 1º turno.

Os três quadros são permitidos, devido o baixo desempenho dos outros dois candidatos, Eliane Novais (PSB) e Ailton Lopes (PSOL).

Fonte:Netcina