Datafolha com a Margem de Erro: No 2º turno, Eunício tem vantagem de apenas 2% contra Camilo

Para que analisemos seguramente as pesquisas eleitorais precisamos usar as suas margens de erros.
Você deve sempre reduzir a % do candidato que está na frente para baixo e elevar a % dos outros candidatos para cima, isso para que você tenha uma segurança nos resultados que chegue à expressão que diz: "na pior das hipóteses o resultado seguramente será esse". Fazendo de outra forma não é possível analisar seguramente os resultados.
Com base na teoria supramencionada podemos analisar melhor a terceira rodada da pesquisa O POVO/Datafolha que mostrou Camilo Santana (PT) crescendo três pontos percentuais para cima, chegando a 34%, e Eunício Oliveira (PMDB) ficando estável com 41%. A diferença é de 7 pontos com uma margem de erro anunciada de 3%. Vamos analisar a margem de segurança de Eunício Oliveira.
Com uma margem de erro de 3%
Já sabendo que o candidato da ponta desce e os demais sobem, portanto, Eunício com 41% tem garantido 38%. Camilo que na pesquisa anterior apareceu com 31% ganhou mais 3 pontos e nesta rodada passou para 34%, mas como a sua margem de erro deve ser elevada para cima, então Camilo chega aos 37% e fica apenas 1% para alcançar Eunício na disputa pelo Governo do Ceará.
Primeiro turno
A pesquisa mostrou que ao somar somente os votos válidos, Eunício tem 51%, Camilo 44%, Eliane 3% e Ailton 2%. Desta forma Eunício seria eleito no 1º turno, mas como estamos analisando a pesquisa com a margem de erro de 3%, desta forma teríamos o seguinte quadro: Eunício 48%, Camilo 47%, Eliane 6% e Ailton 5%. Neste cenário a disputa terá um segundo turno. *Vale ressaltar que as margens de erros não são exatas, por isso, nunca teremos um total de 100% e nela são excluídos os eleitores indecisos e votos brancos e nulos.
Segundo turno
A pesquisa simulou o cenário entre os dois favoritos e os resultados foram: Eunício 45% e Camilo 37%.
Novamente, analisando com a margem de erro temos: Eunício com 42% e Camilo 40%. Assim temos uma vantagem segura de apenas 2% para Eunício no 2º turno.
Na pesquisa espontânea
Neste cenário o eleitor diz em quem vota sem que uma lista com nomes seja apresentada a ele e assim a pesquisa mostrou os seguintes resultados: Eunício 25% e Camilo 19%. Com a margem de erro de 3% temos Eunício com 22% e Camilo 22%. Neste cenário, pela primeira vez, houve um empate técnico entre os candidatos.
Rejeição dos candidatos
Eunício havia apresentado uma rejeição de 16% nas pesquisas passadas, mas agora aumentou sua rejeição para 17%. Camilo no mês de agosto estava com 30% de rejeição e esse número caiu bastante, chegou a 21%.

Como a margem de erro de 3% da rejeição é o inverso dos outros casos, agora quem lidera sobe e quem está atrás tem o seu número reduzido, então temos: Eunício com 20% de rejeição e Camilo com 18%.
Conclusão em suma com a margem de erro apresentado na pesquisa

1º turno - Eunício tem uma real vantagem segura de 1% sobre Camilo

2º turno - Eunício tem uma real vantagem segura de 2% sobre Camilo

Pesquisa Espontânea - Eunício e Camilo estão tecnicamente empatados, ambos com 22%.

Rejeição dos candidatos - Eunício tem 20% e Camilo 18%. 

Fonte;Netcina.